Primeiro dia:

O primeiro dia do "Ciência por elas 2023" recebeu duas graduadas do Instituto de Física de São Carlos, uma delas sendo uma ex-membro do USP SC SPIE Chapter para falar sobre suas carreiras científicas. As palestras foram realizadas no Auditório Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos. Durante o evento, foi realizada uma competição fotográfica com o tema "mulheres na ciência" em nossa página do Instagram.

Segundo dia:

O segundo dia do evento, com o tema de discussão voltado para as mulheres na ciência, foi liderado pela secretária do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, Márcia Barbosa, e pela presidente da Sociedade Brasileira de Física, Débora Menezes. Durante duas palestras, elas questionaram e levantaram a discussão sobre como as mulheres cientistas podem ocupar posições de liderança na ciência do país.

Terceiro dia:

No terceiro dia do evento, tivemos a presença das Professoras Cristina Castro, da Universidade Nacional de Brasília, e Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos, para falar sobre seus projetos de ação social voltados para mulheres, "Ações Sociais voltadas para mulheres na ciência". Cristina Castro é a criadora do Projeto Glória, uma inteligência artificial projetada para ajudar mulheres que sofrem violência doméstica. Encerramos o dia com uma conversa com as duas participantes.

Quarto dia:

No último dia do evento, recebemos 4 palestrantes para falar sobre "Trajetória como Mulher além da Academia". Fátima Yasouka e Marilde Courteille falaram sobre as aplicações da Óptica e da Fotônica nas indústrias OPTO e ThorLabs. Ilaiala Souza contou um pouco sobre sua jornada para se tornar uma especialista em criminalística e como desempenha seu papel científico nessa carreira. Kananda Eller nos deu uma visão geral de levar a divulgação científica para as redes sociais e influenciar meninas e mulheres a seguir uma carreira na área.

Patrocinadores:

Apoio:

Realização: